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 Grama Alta

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Unai
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Unai


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MensagemAssunto: Grama Alta   Grama Alta Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 5:03 pm

Grama alta

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MensagemAssunto: Re: Grama Alta   Grama Alta Icon_minitimeSex Set 11, 2009 4:43 am

REGRA QUATRO – REGULAMENTO DE JOGO



Art. 8 Tempo de jogo, empate e períodos extras
8.1 Uma partida consistirá de quatro (4) períodos de dez (10) minutos..



8.2 Haverá intervalos de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo períodos (primeiro tempo), entre o terceiro e o quarto períodos (segundo tempo) e antes de cada período extra..



8.3 Haverá um intervalo de meio-tempo de quinze (15) minutos.



8.4 Haverá um intervalo de jogo de vinte (20) minutos antes do horário previsto para iniciar o jogo.



8.5 Um intervalo de jogo começa:

· Vinte (20) minutos antes do horário marcado para o jogo começar.

· Quando soar o sinal do cronômetro indicando o final do período.



8.6 O intervalo de jogo termina:

· No início do primeiro período quando a bola for legalmente tocada por um jogador envolvido na bola ao alto.

· No início dos outros períodos quando a bola toca ou é tocada legalmente por um jogador na quadra em uma reposição.



8.7 Se o placar estiver empatado no final do tempo de jogo no quarto período, a partida continuará com quantos tempos extras de cinco (5) minutos forem necessários para desempatar.



8.8 Se uma falta for cometida junto ou imediatamente antes de soar o sinal do cronômetro para indicar o final do tempo de jogo, qualquer lance livre deverá ser tentado antes do final do tempo de jogo.



8.9 Se um período extra é necessário como resultado deste(s) lance(s) livre(s) então todas as faltas cometidas depois do final do tempo de jogo serão consideradas como tendo ocorrido durante o intervalo de jogo e o(s) lance(s) livre(s) serão administrados antes do início do período extra.



Art. 9 Início e final de um período ou do jogo



9.1 O primeiro período começa quando a bola é legalmente tocada por um jogador envolvido na bola ao alto.



9.2 Todos os outros períodos começam quando a bola toca ou é legalmente tocada por um jogador em quadra depois da reposição.



9.3 O jogo não pode começar se uma das equipes não estiver em quadra com cinco (5) jogadores prontos para jogar.



9.4 Para todas as partidas, a primeira equipe indicada no programa (equipe da casa) terá como sua cesta e banco de equipe, aquele localizado a esquerda da mesa de controle, de frente para a quadra.

Mas, se ambas as equipes envolvidas concordarem, eles poderão trocar os bancos das equipes e/ou as cestas.



9.5 Antes do primeiro e terceiro períodos, as equipes podem se aquecer na metade da quadra onde está localizada a sua cesta.



9.6 As equipes deverão trocar de cestas para o terceiro período.



9.7 Em todos os períodos extras as equipes continuarão atacando na mesma cesta como no quarto período.



9.8 Um período, período extra ou o jogo, terminará quando o sinal do cronômetro soar no final do tempo de jogo.



Art. 10 Status da bola

10.1 A bola pode estar viva ou morta.



10.2 A bola se torna viva quando:

· Durante uma bola-ao-alto, ela é legalmente tocada por um jogador envolvido.

· Durante um lance-livre, um oficial põe a bola à disposição do arremessador de lance-livre.

· Durante uma reposição de bola, a bola está à disposição do jogador que irá efetuar a reposição.



10.3 A bola se torna morta quando:

· Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido.

· Um oficial soa seu apito enquanto a bola está viva.

· Está claro que a bola não vai entrar na cesta em um lance livre que será seguido por:

- Outro(s) lance(s) livre(s)

- Outra penalidade (lance(s) livre(s) e/ou reposição)

· O sinal do cronômetro de jogo soa para o final de um período.

· O sinal do dispositivo de vinte e quatro segundos soa enquanto a equipe tem o controle da bola.

· A bola está no vôo para a cesta e é tocada por um jogador de qualquer equipe após:

- Um oficial soa seu apito.

- O sinal do cronômetro de jogo soa para o final de um período.

- Soa o sinal do dispositivo de vinte e quatro segundos.



10.4 A bola não se torna morta e a cesta vale se convertida quando:

· A bola está no ar em um arremesso para a cesta e:

- Um oficial soa seu apito.

- O sinal do cronômetro de jogo soa para o final de um período.

- Soa o sinal do dispositivo de vinte e quatro segundos.



· A bola está no ar em um lance livre quando o oficial soa seu apito para qualquer infração das regras que não a do arremessador de lance livre.



· Um jogador comete uma falta em um adversário enquanto este adversário tem o controle da bola em um ato de arremesso para uma cesta de campo e termina seu arremesso com um movimento contínuo que havia começado antes da falta ocorrer.





Isto não se aplica e a cesta, não deverá contar se, depois que um oficial soar seu apito:

- O sinal do cronômetro de jogo soar para o final de um período.

- Soar o sinal do dispositivo de vinte e quatro segundos.

- Um novo ato de arremesso é feito.



Art. 11 Localização de um jogador e de um oficial

11.1 A localização de um jogador é determinada por onde ele está tocando o piso.



Enquanto ele está no ar depois de um salto, ele mantém o mesmo status que tinha quando tocou o pislo pela última vez. Isto inclui as linhas limítrofes, a linha central, a linha de três pontos, a linha de lance livre e as linhas que limitam a área restritiva.



11.2 A localização de um oficial é determinada da mesma maneira que a de um jogador.



Quando a bola toca um oficial, é a mesma coisa que tocar o piso onde o oficial está.



Art. 12 Bola ao alto e processo de posse alternada



12.1 Definição



12.1.1 Uma bola ao alto ocorre quando um oficial joga a bola para cima no círculo central entre quaisquer dois adversários no início do primeiro período.



12.1.2 Uma bola presa ocorre quando um ou mais jogadores adversários têm uma ou ambas as mãos na bola de maneira que nenhum jogador possa ganhar o controle da bola sem força desnecessária.



12.2 Procedimento



12.2.1 Cada jogador deverá estar com ambos os pés dentro da metade do círculo central mais perto de sua própria cesta, com um dos pés, próximo a linha central.



12.2.2 Companheiros de equipe não poderão ocupar posições adjacentes ao redor do circulo, se um adversário quiser ocupar uma destas posições.



12.2.3 O árbitro deverá jogar a bola para cima (verticalmente) entre os saltadores, a uma altura maior que nenhum deles possa alcançar saltando.



12.2.4 A bola deverá ser tocada com a(s) mão(s) por um ou ambos os saltadores depois que atingiu seu ponto mais alto.



12.2.5 Nenhum saltador deverá deixar sua posição até que a bola seja legalmente tocada.



12.2.6 Nenhum saltador poderá segurar a bola ou tocá-la mais que duas vezes, até que ela tenha tocado um dos jogadores ou o piso.



12.2.7 Se a bola não for tocada por um ou ambos os saltadores, a bola ao alto deverá ser repetida.



12.2.8 Nenhuma parte dos jogadores que não estão pulando pode estar dentro ou acima do círculo (cilindro) antes que a bola ter sido tocada.



Uma infração ao Art. 12.2.1, 12.2.4, 12.2.5, 12.2.6, e 12.2.8 é uma violação.



12.3 Situações de bola ao alto

Uma situação de bola ao alto ocorre quando:

· Uma bola presa é marcada.

· A bola vai para fora da quadra e os oficiais estão em dúvida ou discordam sobre quem foi o último a tocar na bola.

· Uma violação dupla de lance livre ocorre no último ou único lance livre.

· Uma bola viva se aloja no suporte da cesta (exceto entre lances livres).

· Uma bola torna-se morta quando nenhuma equipe tinha o controle, nem tinha o direito à posse da bola

· Quando após o cancelamento de penalidades iguais contra ambas as equipes, não há outras penalidades remanescentes a serem administradas e nenhuma equipe tinha o controle, nem tinha o direito à bola antes da primeira falta ou violação.

· Todos os períodos que não o primeiro estão para começar.







12.4 Processo de posse alternada

12.4.1 O processo de posse alternada é maneira de fazer a bola tornar-se viva através de uma reposição ao invés de uma bola-ao-alto.



12.4.2 Em todas as situações de bola ao alto as equipes terão a posse da bola para uma reposição no local mais próximo onde ocorreu a situação de bola ao alto.



12.4.3 A equipe que não obtém o controle da bola na bola-ao-alto inicial começará o processo de posse alternada.



12.4.4 A equipe que tem o direito a próxima bola de acordo com o processo de posse alternada ao final de qualquer período, começará o próximo período com a reposição na linha central estendida, do lado oposto a mesa de controle.



12.4.5 Posse alternada:

· Começa quando a bola está a disposição de um jogador para uma reposição.

· Termina quando:

- A bola toca ou é legalmente tocada por um jogador em quadra.

- A equipe que está fazendo a reposição de bola comete uma violação.

- Uma bola viva se aloja no suporte da cesta durante uma reposição.



12.4.6 A equipe que tem o direito a posse da bola, será indicada pela seta do processo de posse alternada, na direção da cesta dos adversários. A direção da seta é invertida imediatamente quando a reposição do processo de posse alternada terminar.



12.4.7 Uma violação por uma equipe realizando a reposição do processo de posse alternada, faz a equipe perder esta reposição. A seta do processo de posse alternada será invertida imediatamente, indicando que os adversários da equipe que cometeu a violação, terá o direito a reposição na próxima oportunidade pelo processo de posse alternada numa situação de bola ao alto. O jogo será reiniciado com uma reposição dos adversários da equipe que cometeu a violação, como normalmente ocorre depois de uma violação (i.e. não uma reposição de processo de posse alternada).



12.4.8 Uma falta de qualquer equipe:

· Antes do início de um período a não o primeiro período, ou

· Durante uma reposição pelo processo de posse alternada, não faz com que a equipe que está repondo a bola perca a reposição do processo de posse alternada.



Se tal falta ocorrer durante a reposição inicial do período, depois que a bola já esteja a disposição do jogador, mas antes de ser tocada por um jogador em quadra, então a falta é considerada como tendo ocorrido durante o tempo de jogo do período e deve ser penalizada de acordo.



Art. 13 Como a bola é jogada



13.1 Definição

Durante a partida, a bola só pode ser jogada com as mãos e o jogador poderá: passar, arremessar, dar tapas, rolar ou driblar em qualquer direção, sujeito às restrições destas regras.



13.2 Regra

13.2.1 Correr com a bola, deliberadamente chutá-la, bloqueá-la com qualquer parte da perna ou bater na bola com o punho fechado é uma violação. Mas, se a bola tocar acidentalmente qualquer parte do membro inferior (perna ou pé) não é uma violação.



13.2.2 Colocar a mão por baixo e no meio da cesta para tocar a bola em um passe ou rebote é uma violação.



Art. 14 Controle da bola

14.1 O controle da equipe começa quando um jogador daquela equipe está com o controle da bola viva, porque ele está segurando ou driblando ou tem uma bola viva a sua disposição.



14.2 O controle da equipe continua quando:

· Um jogador da equipe tem o controle da bola viva.

· A bola está sendo passada entre companheiros de equipe.



14.3 O controle da equipe termina quando:

· Um adversário ganha o controle da bola.

· A bola se torna morta.

· A bola tenha deixado a(s) mão(s) do jogador para um arremesso de campo ou um lance livre.



Art. 15 Jogador no ato do arremesso

15.1 Um arremesso para uma cesta de campo ou lance livre ocorre quando a bola está na(s) mão(s) do jogador e então é jogada no ar em direção a cesta adversária.



Um tapa ocorre quando a bola é direcionada com a(s) mão(s) na direção da cesta adversária.



Uma enterrada ocorre quando a bola é forçada para baixo na cesta adversária com uma ou duas mãos.



Um tapa e uma enterrada também são considerados como ato de arremesso.



15.2 Ato do arremesso:

· Começa quando um jogador inicia o movimento que normalmente antecede a soltura da bola e, no julgamento de um oficial, ele tenha iniciado uma tentativa de marcar pontos arremessando, enterrando ou dando um tapa na bola na direção a cesta adversária

· Termina quando a bola tenha deixado a(s) mão(s) do jogador, e no caso de um jogador que está no ar, ambos os pés tenham retornado ao solo.



Um jogador tentando marcar pontos, pode ter seu(s) braço(s) segurados por um adversário, impedindo-o de marcar pontos, mesmo assim o jogador é considerado como estando no ato do arremesso. Neste caso não é essencial que a bola deixe a(s) mão (s) do jogador.



Não há relação entre o número legal de passos dados e o ato do arremesso.



15.3 Um movimento contínuo no ato do arremesso:

· Começa quando o jogador segurar a bola com a(s) mão(s) e o movimento de arremesso, geralmente para cima, tenha começado.

· Pode incluir o movimento do(s) braços e/ou corpo em sua tentativa para um arremesso.

· Termina se um movimento inteiramente novo é iniciado.



Art. 16 Cesta: Quando é feita e qual o seu valor

16.1 Definição

16.1.1 Uma cesta é marcada quando a bola entra na cesta por cima e permanece ou passa pela cesta.



16.1.2 A bola é considerada como estando dentro da cesta quando uma pequena parte da bola está dentro e abaixo do nível do aro.



16.2 Regra

16.2.1 Uma cesta é creditada para a equipe que está atacando a cesta na qual a bola entrou, da seguinte maneira:

· Uma cesta de um lance livre conta (1) ponto.

· Uma cesta da área de dois pontos conta dois (2) pontos.

· Uma cesta da área de três pontos conta três (3) pontos.

· Depois que a bola tenha tocado o aro no último ou único lance livre é legalmente tocada por um jogador de defesa ou ataque antes de entrar na cesta, a cesta contará dois (2) pontos.



16.2.2 Se um jogador acidentalmente marcar uma cesta em sua própria cesta, a cesta conta dois (2) pontos e será marcada como tendo sido feita pelo capitão, em quadra, da equipe adversária.



16.2.3 Se um jogador deliberadamente marcar uma cesta em sua própria cesta, isto é uma violação e a cesta não contará.



16.2.4 Se um jogador fizer a bola inteira passar por dentro da cesta por baixo, é uma violação.



Art. 17 Reposição



17.1 Definição



17.1.1 Uma reposição ocorre quando a bola é passada para dentro da quadra por um jogador de fora da quadra.



17.2 Procedimento



17.2.1 Um oficial deverá entregar, passar ou colocar a bola à disposição do jogador que ira fazer a reposição. Ele pode também fazer um passe ou passe picado para o jogador desde que:

· O oficial não esteja a mais que quatro (4) metros do jogador que vai fazer a reposição.

· O jogador que vai fazer a reposição, deverá estar no local correto designado pelo oficial.



17.2.2 O jogador fará a reposição no local mais próximo a infração, como designado pelo oficial, ou onde o jogo foi paralisado, exceto diretamente atrás da tabela.



17.2.3 Depois de todos os períodos que não o primeiro ou seguido de lance(s) livre(s) que foram resultado de faltas técnicas, antidesportivas ou desqualificantes, a reposição subseqüente será feita na linha central estendida, do lado oposto da mesa de controle, independente se o último ou único lance livre, convertido ou não. O jogador ficará com um pé de cada lado linha central estendida e poderá passar a bola para um companheiro de equipe em qualquer local da quadra de jogo.



17.2.4 Depois de uma falta pessoal cometida por um jogador da equipe com o controle de uma bola viva, ou de uma equipe que tinha o direito a reposição, a reposição subseqüente deverá ser feita no local mais próximo da infração.



17.2.5 Sempre que a bola entrar na cesta ou lance livre, não for válido, a reposição subseqüente será feita na linha de lance livre estendida.



17.2.6 Depois da conversão de uma cesta de campo ou o último ou único lance livre:

· Qualquer jogador da equipe que não marcou os pontos fará a reposição em qualquer local na linha de fundo onde a cesta foi marcada.

· Isto também se aplica depois que um oficial entregar a bola ou coloca-la á disposição do jogador, para fazer a reposição depois de um tempo debitado ou depois de qualquer interrupção de jogo, seguida de uma cesta de campo ou lance livre válido.

· O jogador quer ira fazer a reposição poderá mover-se lateralmente ou para trás e a bola poderá ser passada entre companheiros de equipe na linha de fundo ou atrás dela, mas a contagem de cinco (5) segundos inicia-se quando a bola estiver á disposição do primeiro jogador fora da quadra.



17.3 Regra

17.3.1 Um jogador fazendo a reposição não poderá:

· Demorar mais que cinco (5) segundos para soltar a bola.

· Pisar na quadra enquanto tiver a bola em sua(s) mão(s).

· Fazer com que a bola toque fora da quadra, depois que ela tenha sido solta para a reposição.

· Tocar na bola na quadra, antes que ela tenha tocado outro jogador.

· Fazer com que a bola entre diretamente na cesta.

· Se mover mais que um (1) metro lateralmente, nem se mover em mais que uma direção do local designado pelo oficial antes ou enquanto está soltando a bola. Ele pode, entretanto, mover-se diretamente para trás da linha o quanto as circunstâncias permitirem.



17.3.2 Outros jogadores não poderão:

· Ter nenhuma parte de seu corpo em cima da linha limítrofe antes que a bola tenha sido passada além da linha.

· Estar a menos de um (1) metro do jogador que vai fazer a reposição quando a área fora da quadra, livre de obstruções, tenha menos que dois metros.



Uma infração ao Art. 17.3 é uma violação.



17.4 Penalidade

A bola é dada aos adversários para uma reposição no local original da reposição.



Art. 18 Tempo debitado



18.1 Definição

Um tempo debitado é uma interrupção da partida pedida pelo técnico ou assistente técnico.



18.2 Regra



18.2.1 Cada tempo debitado terá duração de um (1) minuto.



18.2.2 Uma oportunidade de tempo debitado começa quando:

· A bola se torne morta, o cronômetro de jogo seja parado e o oficial tenha terminado sua comunicação com a mesa de controle.

· Para a equipe que não marcou a cesta, se uma cesta de campo for marcada.



18.2.3 Uma oportunidade de tempo debitado termina quando:

· A bola está á disposição do jogador para o primeiro ou único lance livre.

· A bola está à disposição de um jogador para uma reposição.



18.2.4 Dois (2) tempos debitados podem ser dados a cada equipe a qualquer momento do primeiro tempo; três (3) a qualquer momento do segundo tempo e um (1) a qualquer momento em cada período extra.



18.2.5 Os tempos debitados não utilizados não podem ser levados para o outro meio tempo ou período extra.



18.2.6 Um tempo debitado é marcado para a equipe do técnico que pediu primeiro, a menos que o tempo debitado seja concedido após uma cesta de campo marcada pelos adversários sem que uma falta seja marcada.



18.3 Procedimento

18.3.1 Somente o técnico ou assistente técnico podem pedir um tempo debitado. Ele deverá estabelecer contato visual com o apontador ou deverá ir a mesa de controle e pedir claramente por um tempo debitado, fazendo o sinal convencional apropriado com as mãos.



18.3.2 Um pedido de tempo debitado poderá ser cancelado somente até que o sinal do apontador tenha soado para tal pedido.



18.3.3 O tempo debitado:

· Começa quando um oficial soa seu apito e faz o sinal de tempo debitado.

· Termina quando o oficial soa seu apito e chama as equipes de volta para a quadra de jogo.



18.3.4 Assim que a oportunidade de tempo debitado começa, o apontador deverá soar seu sinal para avisar aos oficiais que um pedido de tempo debitado foi feito.

Se uma cesta de campo for marcada contra uma equipe que pediu um tempo debitado, o cronometrista parará imediatamente o cronômetro de jogo e soará seu sinal.



18.3.5 Durante o tempo debitado (e durante um intervalo de jogo antes do início do segundo, quarto ou período extra) os jogadores podem deixar a quadra e sentar no banco de equipe, e o pessoal de banco pode entrar na quadra desde que os membros da equipe fiquem próximos à sua área de banco.



18.4 Restrições



18.4.1 Um tempo debitado não será permitido entre ou depois de lances livres causados por uma (1) penalidade de falta até que a bola se torne morta novamente, depois de uma fase de jogo com o cronômetro ligado.











Exceções:

· Uma falta é marcada entre os lances livres. Neste caso os lances livres serão completados e o tempo debitado será concedido antes que a nova penalidade de falta seja administrada.

· Uma falta é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso o tempo debitado será permitido antes que a nova penalidade de falta seja administrada.

· Uma violação é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso o tempo debitado será concedido antes que a reposição seja administrada.



No caso de séries consecutivas de lances livres e/ou posse de bola causada por mais que uma (1) penalidade de falta, cada série deve ser tratado separadamente.



18.4.2 Um tempo debitado não será permitido para a equipe que marcou os pontos quando o cronômetro de jogo é parado depois de uma cesta de campo durante os últimos dois (2) minuto do quarto período ou os dois (2) últimos minutos do período extra, a menos que um oficial tenha interrompido a partida.



Art. 19 Substituição



19.1 Definição



Uma substituição é uma interrupção da partida pedida pelo substituto.



19.2 Regra



19.2.1 Uma equipe pode substituir jogadores durante uma oportunidade de substituição.



19.2.2 Uma oportunidade de substituição começa quando:

· A bola se torna morta, o cronômetro de jogo é parado e o oficial tenha terminado sua comunicação com a mesa de controle.

· Uma cesta de campo é convertida nos últimos dois (2) minutos do quarto período ou os últimos dois (2) minutos de cada período extra, para a equipe que não marcou os pontos.



19.2.3 Uma oportunidade de substituição termina quando:

· A bola está a disposição do jogador para o primeiro ou único lance livre.

· A bola está a disposição do jogador para uma reposição.



19.2.4 Um jogador que tenha se tornado um substituto e um substituto que tenha se tornado um jogador não podem, respectivamente, retornar ou sair da partida até que a bola se torne morta novamente, depois de uma fase de jogo com o cronômetro ligado.



Exceções:

· Uma equipe que fique com menos que cinco (5) jogadores na quadra.

· O jogador envolvido na correção de um erro está no banco da equipe depois de ter sido legalmente substituído.

· O jogador está machucado, recebe tratamento ou está sangrando e se recupera durante o tempo debitado.





19.3 Procedimento



19.3.1 Somente um substituto tem o direito de pedir uma substituição. Ele (não o técnico ou assistente técnico) deverá se dirigir a mesa de controle e pedir claramente por uma substituição, fazendo o sinal convencional apropriado com as mãos ou sentando na cadeira de substituição. Ele deve estar pronto para jogar imediatamente.



19.3.2 Um pedido de substituição pode ser cancelado até o momento que o sinal do apontador seja soado para tal substituição.



19.3.3 Assim que uma oportunidade de substituição começar o apontador soará seu sinal para avisar os oficiais que um pedido de substituição foi feito.



19.3.4 Um substituto deverá ficar fora das linhas limítrofes até que o oficial dê o sinal de substituição e autorize o jogador para entrar na quadra de jogo.



19.3.5 O jogador que tenha sido substituído pode ir diretamente para seu banco de equipe sem ter que se apresentar ao apontador ou para um oficial.



19.3.6 Substituições deverão ser completadas o mais rápido possível. Um jogador que tenha cometido sua quinta falta ou tenha sido desqualificado, deverá ser substituído imediatamente (aproximadamente 30 segundos). Se, no julgamento do oficial, há um atraso injustificado, um tempo debitado deverá ser marcado contra a equipe ofensora. Se a equipe não tiver mais tempos debitados disponíveis, uma falta técnica (‘B’) pode ser marcada contra o técnico.



19.3.7 Se uma substituição foi pedida durante um tempo debitado ou durante um intervalo de jogo, o substituto deverá se apresentar ao apontador antes de entrar no jogo.



19.3.8 O arremessador de lance livre poderá ser substituído desde que:

· A substituição seja pedida antes que uma oportunidade de substituição termine para o primeiro ou único lance livre.

· A bola se torne morta depois do último ou único lance livre.



Se o arremessador de lance livre é substituído depois que a bola se tornar morta após o ultimo ou único lance livre, os adversários também podem fazer uma substituição, desde que o pedido seja feito antes que a bola se torne viva para o último ou único lance livre.



19.3.9 O arremessador de lance livre deve ser substituído quando:

· Ele está machucado.

· Ele tenha cometido sua quinta falta.

· Ele tenha sido desqualificado.



19.4 Restrições:

19.4.1 Uma substituição não será permitida entre ou depois de lances livres causados por uma (1) penalidade de falta até que a bola se torne morta novamente, depois de uma fase de jogo com o cronômetro ligado.



Exceções:

· Uma falta é marcada entre lances livres. Neste caso os lances livres serão completados e a substituição será permitida antes que a nova penalidade de falta seja administrada.

· Uma falta é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso a substituição é permitida antes que a nova penalidade de falta seja administrada.

· Uma violação é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso a substituição é permitida antes que a reposição seja administrada.



Se houver séries de lances livres consecutivas causadas por mais que uma (1) penalidade de falta, cada série deve ser tratada separadamente.



19.4.2 Uma substituição não será permitida para a equipe que marcou os pontos quando o cronômetro de jogo estiver parado seguindo uma cesta de campo convertida no dois (2) últimos minutos do quarto período ou os dois (2) últimos minutos do período extra, a menos que um oficial tenha interrompido a partida ou a equipe que sofreu os pontos tenha feito substituição(ões).



Art. 20 Jogo perdido por desistência



20.1 Regra

Uma equipe perderá o jogo por desistência se:

· Quinze (15) minutos depois do horário marcado para o início da partida, a equipe não estiver presente ou não consegue apresentar cinco (5) jogadores aptos a jogar.

· Se por suas ações impedir que a partida seja jogada.

· Se recusar a jogar depois de ter sido instruída a fazê-lo pelo árbitro.



20.2 Penalidade



20.2.1 Os adversários são declarados vencedores e o placar será de vinte a zero (20 to 0). Além do mais, a equipe desistente receberá zero (0) ponto na classificação.



20.2.2 Para uma série de dois jogos (em casa e fora) ou para Play-Offs (melhor de três), a equipe que desistir do primeiro, segundo ou terceiro jogo perderá a série ou os Play-Offs por ‘desistência’. Isto não se aplica para Play-Offs (melhor de cinco).



Art. 21 Jogo perdido por número insuficiente de jogadores



21.1 Regra

Uma equipe perderá por número insuficiente de jogadores, se durante a partida, a equipe tiver menos que dois (2) jogadores em quadra prontos para jogar.



21.2 Penalidade



21.2.1 Se a equipe vencedora estiver a frente no placar, a contagem será mantida como estava no momento em que a partida foi interrompida. Se a equipe vencedora estiver atrás no placar, a contagem será marcada como dois a zero (2 a 0) a seu favor. A equipe que perdeu o jogo por número insuficiente de jogadores ganhará um (1) ponto na classificação.



21.2.2 Para uma série de dois jogos (em casa e fora), a equipe que perder a partida por número insuficiente de jogadores perderá a série por ‘número insuficiente de jogadores’.



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